Newsletter27

Editorial

O ano letivo de 2019/ 2020 ficará marcado pelo extraordinário desafio de fazer face a uma epidemia que interrompeu o normal curso das atividades, impondo, no contexto educativo, formas de trabalhar inéditas, que constituíram autênticos desafios à capacidade de organização da Escola, incluindo também as bibliotecas.

Mesmo sem a visibilidade que as atividades realizadas ao vivo possibilita, como aqui está ilustrado, importa sublinhar que vamos continuar a trabalhar no sentido de apoiar o desenvolvimento curricular, favorecer o uso consciente das novas tecnologias e o desenvolvimento da literacia digital, pois esta é a forma que se nos afigura mais oportuna de intervir neste cenário de ensino à distância.

ESBF

 

Dia Europeu das Línguas (27 de Setembro)

Comemorar o DEL é sempre um pretexto para destacar a plasticidade das línguas, a par da sua utilidade, como instrumento de comunicação entre povos de culturas diversas.

 

Formações de utilizadoresÀ semelhança dos anos anteriores, foram realizadas sessões com todas as turmas do 8º ano, no sentido de fomentar a utilização autónoma da biblioteca, junto dos novos alunos da ESBF.

 

Descobrindo os filósofosAutor do Mês

Uma parceria com a área disciplinar de filosofia que propõe o nome de um filósofo para cada um dos meses do ano letivo de 2019/20, levando os alunos à biblioteca para lerem a informação e observarem a imagem, no sentido de identificarem o nome do filósofo.

 

Escrita criativa Um projeto desenvolvido com as turmas do 8º e 9º ano.

A turma 2 do 8º ano foi a primeira a realizar, este ano, uma atividade de escrita criativa: “Três As”, que consistia em escrever estrofes com três versos começados por "antes"; "agora" e "amanhã" .

O desafio colocado aos alunos do 8º 4 consistiu na elaboração de “frases poéticas”, com palavras previamente facultadas.

Em "Número puxa palavra”, a atividade desenvolvida pela turma 3 do 8º ano, cada uma das dez frases inicia-se, sequencialmente, por um número e o objetivo era escrever um pequeno texto, criativo e bem estruturado.

“Anagrama e biografia inventada” - O exercício proposto à turma 5 do 8º ano tinha duas etapas:

1ª - criar um anagrama com o nome de uma pessoa;

2ª - inventar uma pequena biografia para os nomes resultantes dos anagramas, fazendo uso de muita imaginação e algum rigor.

“Literatura definicional” - recriação de um texto, com recurso à substituição de algumas palavras por sinónimos que foram procurando no dicionário, uma atividade desenvolvida por alunos das turmas 3, 6 e 9 do 9º ano.

“Colagens e montagens” – esta atividade consiste na organização de um texto criativo, com recurso a letras, frases e imagens recortadas de revistas e jornais que os alunos das turmas 9 e 10 colavam numa folha A3.

 

Um livro à procura de um leitor

Os alunos da turma 7 do 9º ano sentaram-se à volta de uma mesa com alguns livros previamente escolhidos para serem apresentados por alguns deles, tendo em conta a informação fornecida pela capa e contra-capa, incluindo a sinopse.

 

Exposições:

Já foi há 30 anos... a queda do Muro de Berlim. Trabalhos de alunos do 9º ano e material selecionado pela BECRE.

 

Concurso de marcadores: “Vamos imaginar…”, no âmbito do MIBE (Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar).

 

Os melhores textos de : “Quem somos nós – uma carta para Marte”(500 anos da viagem de circumnavegação).

 

Prémios do Concurso de Leitura Expressiva: os marcadores foram entregues, com os certificados, aos alunos que obtiveram os primeiros lugares no CLE, no âmbito da Semana da Leitura (Março 2020)

 

Entrega de prémios e leitura dos textos premiados no Concurso “Quem somos nós – uma carta para Marte” .

 

“10 minutos a LER”Uma iniciativa desenvolvida entre os meses de outubro e dezembro com as turmas do 8º ano, com o objectivo de promover a leitura recreativa e autónoma e a criação de rotinas de leitura, num espaço letivo, privilegiando DAC1 e Português.

 

A 1ª sessão: “À procura de um livro… na biblioteca da escola”, deu lugar a uma circulação regular dos sacos carregados de livros escolhidos pelos alunos.

 

Exposição evocativa do Dia de São Martinho

 

Sessão PORDATA: literacia estatística para alunos do secundário, no âmbito das disciplinas de Geografia e Matemática (25 de novembro 2019).

 

1ª fase do CNL - Concurso Nacional de Leitura. A prova de escola foi realizada no dia 17 de Dezembro de 2019, na biblioteca da ESBF, e permitiu apurar as alunas representantes do AEBF para a fase municipal.

 

Fase municipal do CNL: realizou-se no dia 4 de Fevereiro de 2020, na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas. Todas as alunas da ESBF que estiveram presentes (duas do 3º ciclo e duas do secundário), tiveram uma prestação muito boa, mas apenas a Liliana Antunes (12º 2-B) ficou apurada para a fase distrital.

 

Exposição - We Remember – o Holocausto

 

Apagar a memória do Holocausto é não só arriscar que o mesmo volte a acontecer, é “matar duas vezes”. Foi este o mote da palestra dinamizada pela professora Helena Henriques para alunos de 4 turmas do 9º ano.

 

Sessão de Formação: WEIWE(R)BE - literacia digital e literacia da informação e comunicação com a biblioteca escolar. Esta sessão foi dinamizada pelas professoras da Universidade Aberta, parceiras do projecto que integra as turmas 1º TAP e 1º TGEI, no âmbito da disciplina de Português.

 

"Miúdos a votos" - Nesta edição temos seguido a metodologia dos anos anteriores: primeiro, a campanha em sala de aula, a divulgação no espaço da escola, até ao comício de encerramento.

 

Dia do Patrono do AEBF–Braamcamp Freire (1 de fevereiro) –Como habitualmente, tivemos uma exposição com alguma informação sobre Braamcamp Freire e o processo de escolha e atribuição do nome à Escola Secundária (ESBF) e, posteriormente, ao Agrupamento (AEBF).

 

Mês/Dia da Internet Segura - em fevereiro concentram-se as iniciativas relacionadas com a segurança na Internet, tendo em vista públicos de diferentes idades, mas particularmente os jovens, que são os utilizadores em potência. A BECRE organizou uma exposição e dinamizou sessões de trabalho, a partir dos recursos disponíveis no portal da Segura Net.

 

Cientificamente ProvávelUm programa que visa fomentar a aproximação / articulação entre a investigação universitária e o ensino básico e secundário.

 

A sessão sobre temas da astrofísica , “Buracos negros e ondas gravitacionais”, dinamizada pelo investigador Francisco Lobo, no dia 4 de fevereiro, teve como plateia, atenta e interessada, os alunos das turmas 1, 2 e 3-A do 11º ano e ainda três alunos do 8º e 9º ano, particulares apreciadores desta temática.

No dia anterior, o mesmo investigador dera uma entrevista, via Skype, a um grupo de alunos do LCV, orientados pela professora Helena Spencer que escolheu o espaço da biblioteca para, deste modo, registar a articulação que tem marcado a evolução destas duas estruturas.

 

Sessão sobre literacia mediáticaRealizada na biblioteca, no dia 4 de março, com as turmas 12º 2 B e 12º 3, no âmbito de Geografia.

 

Semana da Leitura (9 a 13 março): fazer da leitura uma festa é sempre o objetivo primordial deste tempo, preenchido com exposições, concursos e sessões de leitura e apresentação de livros, no âmbito de “miúdos a Votos”.

 

EBP

A Biblioteca Escolar (BE), como já é habitual, organizou no início do ano letivo sessões de “Formação de Utilizadores da BE” para todas as turmas do 5º ano, durante as quais os alunos ficaram a conhecer o espaço, os serviços que podem utilizar e as atividades nas quais podem participar.

Para complementar esta formação, os alunos participaram na atividade lúdica “Na Pista dos Livros Mágicos”: uma forma divertida de descobrir a organização da BE e a localização dos recursos existentes.

Concurso “Quem somos nós? Uma mensagem para Marte”

Concurso criado com o objetivo de operacionalizar uma das iniciativas do projeto Navegar com a Biblioteca Escolar e, simultaneamente, ir ao encontro do tema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares"Vamos imaginar...".

 Estas temáticas foram um bom pretexto para levar os alunos a refletir e registar as suas ideias sob a forma de uma mensagem escrita ou desenhada.

Os trabalhos selecionados pelos professores foram expostos na biblioteca bem como os trabalhos dos alunos vencedores.

Exposição - Halloween

No final do mês de outubro, esteve patente na Biblioteca uma exposição com chapéus de Halloween criados com muita imaginação pelos alunos das turmas do 5º ano (A,B,C,D,G,H e F), do 6º ano (A,B,C,E,H,I e J) e do 7º C, no âmbito da disciplina de Inglês.

Escrita Criativa

Ao longo do mês de novembro, todas as turmas do 7º ano participaram nas sessões de Escrita Criativa dinamizadas pela biblioteca, no âmbito da disciplina de Português.

Pordata Kids

No dia 28 de novembro, a Pordata Kids levou até aos alunos do 2º Ciclo a magia dos números e a Cidade Pordata em três sessões dinamizadas na Biblioteca. Durante a apresentação do site foi dinamizado um jogo interativo no qual os alunos participaram com o objetivo de descobrirem a importância dos dados para o dia a dia de uma vida em sociedade.

Exposição “Planetas do Sistema Solar”

Exposição de trabalhos elaboradas pelos alunos do 7º ano das turmas  B, F, G e J, no âmbito da disciplina de Físico-Química.

Atividades de dezembro

Nos dias 18,19 e 20 de dezembro os alunos do Agrupamento participaram em diversas atividades.
Na biblioteca da EBP, os alunos visitaram as exposições "Quem somos nós? Uma Mensagem para Marte", "Planetas do Sistema Solar" e "Christmas" com trabalhos realizados pelas turmas dos 2º e 3º ciclos.
Os alunos puderam ainda assistir aos filmes "Perdido em Marte" (7º ano) e "O Principezinho" (2º ciclo).

Perguntas a um astrofísico (11 fevereiro)

No dia 11 de fevereiro, alunos representantes de todas as turmas do 7º ano participaram numa sessão com o astrofísico Rúben Gonçalves, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, no âmbito do projeto “Cientificamente Provável”.

Exposição - Valentaine’s day

Exposição com trabalhos elaborados pelos alunos das turmas 6ºA, 6ºE e 6ºI, no âmbito da disciplina de inglês.

Alerta Premika! Risco online detetado

No âmbito do mês da Internet Segura, decorreram na biblioteca cinco sessões com Cláudia Manata, uma das autoras dos livros "Alerta Premika! Risco Online Detetado"

Os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de conversar com a autora sobre cyberbullying, navegação inteligente/crítica, comunicação online e videojogos.

Concurso de Leitura Expressiva

No dia 10 de março, durante a Semana da Leitura, realizou-se o Concurso de Leitura Expressiva com a leitura de textos efetuada em português, francês e inglês pelos alunos dos 5º, 6º e 7º anos da EBP.

Miúdos a Votos – Campanha eleitoral

Os alunos do 5º D fizeram campanha eleitoral pelos seus livros preferidos, no âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos”.

1º Ciclo

 

As bibliotecas escolares das escolas do JI e 1.º ciclo do nosso Agrupamento partilharam histórias, leituras, ideias, procurando formar para as várias literacias e aprendizagens, aliando informação, imaginação e conhecimento.

 

LIVROS MÁGICOS

No âmbito das Comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) foram realizados vários livros digitais, por escola do 1.º ciclo/JI, sob o denominador comum do Livro Mágico.

Sugeriu-se aos alunos a criação de histórias e/ou ilustrações, no âmbito de uma história especial, de sonho...

Os livros estão também disponíveis no blogue www.magiadofazdeconta.blogspot.com

e na página AEBF.

 

EB MELLO FALCÃO

 

EB CASAL DA SERRA

 

JI GIL EANES

 

EB VALE GRANDE

 

 

 

 Projeto HALLOWEEN

Em novembro, a BE promoveu um projeto interdisciplinar de metodologias ativas, no âmbito do Referencial, com JI e 1.º ciclo das escolas Vale Grande e Gil Eanes.

Assim, a partir da história "Carlota Barbosa, a bruxa medrosa”, em contexto Halloween, foram dinamizadas um conjunto de atividades de aprendizagens plurais e interturmas.

 

No dia 17 de dezembro, os alunos do 4ºano do Vale Grande assistiram a uma sessão Pordata Kids com a Constança Costa, onde tiveram oportunidade de explorar os números e descobrir quem somos e como vivemos no nosso país, nos diferentes concelhos e comparar com os outros países da União Europeia.

 

No dia 22 de novembro, o autor Pedro Seromenho visitou a EB Vale Grande e trouxe muitas histórias consigo, animação e fantásticas ilustrações tendo feito um painel durante a sua atuação que ofereceu à biblioteca.

 

No dia 20 de dezembro, o músico Gerson Santos foi animar a manhã de toda a escola do Vale Grande com a obra O Poeta Super-Herói e as peripécias do Aristides e da Rosa, lutando pela causa dos meninos escravizados no continente africano, de João Pedro Condesso.

 

Ao longo do mês de fevereiro, a Cláudia Manata, co-autora das aventuras "Alerta Premika, risco online detetado", veio ao AEBF apresentar às turmas do 4.ºano "Um Jogo Online Arriscado! E agora, Tiago?"

Conversou com os alunos sobre os seus hábitos online e trouxe um jogo, num tapete gigante, motivando as equipas para as boas práticas na internet.   

 

Também em fevereiro, a professora Amélia Lopes voltou a partilhar o Braille: Outra Forma de Comunicar com os alunos do 4º ano das escolas EB Mello Falcão, EB Casal da Serra, EB Dr. Mário Madeira e EB Quinta da Paiã.

Falou-nos de Louis Braille, da escrita e das ferramentas tradicionais e atuais nesta forma de comunicar. Mencionou vários aspetos do seu quotidiano e principalmente a melhor forma de ajudar uma pessoa cega, no âmbito da formação para a cidadania.

 

Fevereiro é mês de festa para as Bibliotecas Escolares.

No dia 7, a BE da Quinta da Condessa festejou o 11º aniversário e dinamizou a Festa dos Livros

e da Leitura com Feira do Livro, bolo de aniversário e a visita da autora Manuela Castro Neves e o livro "Uma girafa reticulada, uma zebra bem riscada e uma grande caminhada".

 

No dia 27, a BE do Casal da Serra, completou 10 anos, com a presença da autora Cláudia Manata e a professora bibliotecária dinamizou uma apresentação a partir de uma mala cheia de histórias e sonhos.

 

Entretanto prosseguiu a Campanha Eleitoral do Concurso «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» nas escolas EB Casal da Serra, EB Mello Falcão e EB Vale Grande, com a explicação do ato eleitoral; painéis e animação de excertos das obras a concurso; cartazes, vídeos e comícios.

 

A Semana da Leitura 2020, de 10 a 16 de março, contou com as atividades a decorrer e sessões de leitura nas várias bibliotecas do nosso agrupamento.

Newsletter26

Editorial

No 2º semestre evidencia-se a Semana da Leitura, entre 11 e 15 de março, com um significativo conjunto de actividades, destacando-se o habitual concurso de Leitura Expressiva e todas as acções de campanha de Miúdos a Votos, uma iniciativa com expressão nos diferentes ciclos de escolaridade. A Semana do Agrupamento também contou com a intervenção das bibliotecas escolares em atividades onde predominou a articulação curricular.

ESBF

1 de fevereiro, aniversário de A. Braamcamp Freire - uma singela evocação do Dia do Patrono, que foi saudado por vários “amigos” do Facebook da BECRE.

Dia da Internet Segura – 5 de fevereiro: alunos do 8º ano exploraram o site da Segura.Net.

O início do 2º semestre do ano letivo de 2018-2019, foi marcado pelas ações de campanha da iniciativa “Miúdos a Votos”: nas salas de aula, na biblioteca e pelos corredores da escola, fizeram-se ouvir as vozes dos alunos a publicitar os seus livros – candidatos, preparando-se para o momento alto que foi o comício de encerramento, realizado na biblioteca, com a presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, o Diretor do Agrupamento, o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, a Presidente da Junta de Freguesia; a Coordenadora Nacional da RBE, a directora da “Visão Júnior” e muitas outras pessoas ligadas às Bibliotecas Escolares, professores da Escola e, os alunos participantes, em representação do 3º ciclo e do secundário.

Miúdos a Votos: etapas de uma campanha

Na sala de aula, alunas da turma 7 do 8º ano apresentaram os livros “A lua de Joana” e “A culpa é das estrelas”.

“Missão Impossível” foi o livro escolhido pela Bianca e pela Ana Margarida, alunas da turma 4 do 9º ano , que gravaram um podcast para a Visão Júnior.

No secundário, a Raquel do 10º 6 partilhou com os colegas da turma a fascinante história do livro “ A rapariga que roubava livros”. Este foi também o livro escolhido pelas alunas do 10º 1, Inês Luís e Inês Santos que criaram uma dinâmica de apresentação muito interessante.

A Catarina, o Guilherme e a Leonor, alunos do 8º 6, envolveram-se na apresentação do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Na turma 1 do 8º ano, a escolha recaiu no livro “O Principezinho” que foi apresentado de forma muito dinâmica pelo grupo constituído pela Madalena, António, Gonçalo e Eduardo.

Na turma 8 do 9º ano, Rovêncio falou sobre o livro “A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” e de como os entendimentos improváveis podem ser oportunidades para a evolução das pessoas.

A primeira ronda da campanha de "Miúdos a Votos" terminou com a defesa de um livro que tem público garantido em todas a idades, apesar de se tratar de uma história narrada por uma criança, como salientaram a Inês e a Sara, do 10º 4. Referimo-nos ao livro do autor brasileiro, José Mauro de Vasconcelos, "O meu pé de laranja lima".

O comício de encerramento da campanha de Miúdos a Votos realizou-se no dia 12 de março, em plena Semana da Leitura, e foi protagonizado por alunos do 3º ciclo (8º e 9º ano) e do secundário (10º e 12º ano), que defenderam os seus candidatos (livros) com entusiasmo e imaginação.

Miúdos a Votos - o dia das eleições e a mesa de voto. Destacou-se o elevado sentido de responsabilidade dos alunos que colaboraram, em particular do presidente da mesa.

Final de Miúdos a Votos, na Gulbenkian, no dia 31 de maio, uma sessão apresentada por Inês Santos e Pedro Pires, alunos da turma 5 do 12º ano.

Concurso de Leitura Expressiva em francês, inglês e português – 13 de março 2019

Concurso de leitura expressiva (3º ciclo e secundário) em francês, inglês e português, com a respetiva entrega de prémios.

Semana da Leitura – 11 a 15 de março 2019

Foram várias as iniciativas em prol da leitura que ocuparam os alunos do 3º ciclo e do secundário, incluindo a final de Miúdos a Votos e uma exposição com materiais criados pelos alunos.

O cabaz da Primavera, com letras, cheiros e doces, foi entregue, pelo segundo ano consecutivo, à AO Filomena Ferreira.

Autores da Lusofonia na BECRE, no mês de maio:

Tony Tcheka e Gisela Casimiro , escritores guineenses, estiveram na BE da ESBF à conversa com os alunos das turmas 3, 4 e 5 do 10º ano.

Marco Neves, tradutor e docente universitário português, é autor de alguns livros sobre a língua portuguesa e dinamiza o blogue Certas Palavras . Falou aos alunos do 10º 1 e do 9º 4 sobre os assuntos que o fascinam.

Semana da Leitura – 11 a 15 de março 2019

Foram várias as iniciativas em prol da leitura que ocuparam os alunos do 3º ciclo e do secundário, incluindo a final de Miúdos a Votos e uma exposição com materiais criados pelos alunos.

Exposições no exterior da BE:

O trabalho da turma 10 do 8º ano, alunos com currículo alternativo, orientado pela professora Albertina Cartaxo.

O Dia da Europa, 9 de maio, foi assinalado com uma exposição de bandeiras e informação sobre cada um dos países da União Europeia.

Dia Mundial da Poesia, 21 de março: a expressão dos poetas, nas palavras expostas e lidas em voz alta pela professora Amélia Lopes e alguns alunos das turmas que foi percorrendo.

Outros …

No dia 11 de maio, “Histórias de Abril: um passado com presente”: apresentação do trabalho da turma 3 do 9º ano, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, sob a orientação da professora Isabel Henriques.

No Dia da Europa, os alunos do 12º 4 desenvolveram atividades de carácter lúdico e pedagógico para levar os colegas do 8º e 9º ano a “Descobrir a Europa”.

"Pensar a Europa" - sessão dinamizada, no dia 9 de maio, pelos alunos da turma 4 do 12º ano, com a participação das turmas 2 e 4 do 9º ano.

CNL - fase intermunicipal, em Oeiras. Apesar de não ter passado, a Liliana deu provas de grande empenho. 

Semana do Agrupamento – actividades que decorreram na BE

Leitura de contos da autoria de alunos das turmas 1 e 3 do 12º ano, para os colegas da turma e de outras turmas do 11º e 12º ano.

Exposição de trabalhos realizados pelo 9º 2 em E.V. no âmbito de dois projetos divulgados e apoiados pela BE: Ler + Mar (PNL 2027) e "Histórias de abril: um passado com presente" (CMO).

"Descobrir a Europa" com o 12º 4 - uma atividade desenvolvida durante a Semana do Agrupamento, no âmbito de Geografia C, em articulação com a BE.

A leitura bate à porta… no final do ano letivo:

O texto de Almeida Garrett, "Barca Bela", foi lido por duas alunas do 8º 2 e 8º 7.

Partilha de leituras entre o 8º 1 e o 8º 9.

EBP

Exposição sobre o Espaço com objetos tridimensionais construídos pelos alunos do 7º ano, do professor Armando Vivas, no âmbito do projeto Ler+ Espaço.

2ª metade do séc. XIX – exposição de trabalhos elaborados pelos alunos do 6ºC, da professora Sofia Miranda, no âmbito da disciplina de História.

Poluição dos mares – exposição de trabalhos realizados pelos alunos das turmas 6ºC, 6ºE, 6ºH e 6ºJ, da professora Dulce Franco, no âmbito da disciplinas de CN e DAC.

Outras formas de comunicar – A professora Amélia Lopes visitou novamente a EBP e surpreendeu os alunos do 6ºano com a leitura em Braille através de novas tecnologias.

Projeto Eco-Escolas – contagem dos votos para a eleição do “Logotipo Eco-Escolas da EBP” e  último Conselho Eco-Escolas com a presença dos elementos representantes da Junta de Freguesia e da Associação de Pais.

Projeto “Ler+ Espaço” (11 de maio) – apresentação, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do trabalho realizado pelos  alunos do 7º ano dos professores Armando Vivas e João Pedro Aido, desenvolvido no âmbito das disciplinas de Físico-Química e Português em articulação com a biblioteca. O trabalho "Braamc'Espaç'Lab'Ler2" integrou a lista dos 10 finalistas a nível nacional.

Semana do Agrupamento – partilha da leitura dos textos elaborados na disciplina de Português, no âmbito do projeto “Ler+ Espaço” e do concurso “Faça lá um poema” por parte dos alunos do 7ºG/7ºH a outras turmas; projeção dos filmes sobre poluição realizados pelos alunos das turmas 6ºF e 6ºI, no âmbito da 3ª Conferência: “Encontros com a Ciência”; visitas de alunos e outros elementos da comunidade às exposições com trabalhos elaboradas pelos alunos e colaboração na apresentação do projeto “QRCode_Árvores_Plantas” da equipa 7ºG/7ºH.

Concurso de Leitura Expressiva – No dia 14 de março, durante a Semana da Leitura, realizou-se o concurso de leituras efetuadas em português, francês e inglês pelos alunos dos 5º, 6º e 7º anos da EBP.

Leitura Bate à Porta - “Semana da Leitura 2019” (março) - leitura de poemas e pequenos textos levada às salas de aula por grupos de dois elementos, constituídos por dois alunos ou por um aluno e uma assistente operacional, dos quais também fizeram parte os alunos da UAAM.

Concurso Nacional de Leitura – No dia 13 de fevereiro, os alunos Ackila Candido e Márcio Santos, do 7ºH, realizaram a prova da fase municipal, na Biblioteca Municipal D. Dinis, juntamente com os alunos das outras escolas de Odivelas.

Miúdos a Votos - Dia da votação – No dia 15 de março, os alunos dos 2º e 3º ciclos votaram, finalmente, no seu livro preferido. Na mesa de voto estiveram presentes alunos envolvidos nas diferentes campanhas, que cumpriram o seu papel com entusiasmo e muita responsabilidade. A contagem dos votos foi também efetuada pelos alunos.

Miúdos a Votos - Campanha – Nos meses de fevereiro e março, os alunos do 2º ciclo da EBP elaboraram cartazes e intensificaram a campanha pelos livros considerados mais “fixes”.

Navegar com Segurança – 5 de fevereiro, dia na internet segura.

1º Ciclo

 

Ao longo do 2º semestre foram diversas as atividades desenvolvidas pelos alunos do JI/1.º Ciclo com a Biblioteca Escolar, nas várias escolas do nosso AE, como a seguir se apresenta.

Celebraram-se os aniversários Bibliotecas em festa... 

video-icon 

Braille: outra forma de comunicar 

    video-icon

Concurso Miúdos a Votos 

    video-icon

Atividades

    video-icon

 

Newsletter25

Editorial

Com a organização semestral do ano letivo, reduzimos para dois números anuais a publicação da Newsletter das Bibliotecas. Neste número, destaca-se o desenvolvimento de atividades de articulação curricular, quer no âmbito do projeto “ Cientificamente provável”, quer em torno dos projetos LER+Mar e LER+Espaço e a apresentação do livro Alerta Premika! Risco Online detetado - um trabalho de literacia da informação -, levado a cabo pela co-autora, professora Cláudia Manata (IAC), nas escolas do 1º ciclo, no âmbito do MIBE. Em curso, temos a participação de todos os ciclos de ensino em diferentes iniciativas de promoção da leitura, como “Miúdos a Votos” e o Concurso de Leitura Expressiva.

ESBF

Formação de utilizadores

Nos meses de setembro e outubro, realizaram-se várias sessões de divulgação do funcionamento e dos recursos da biblioteca, com as turmas do 8º ano.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/09/formacao-de-utilizadores-da-biblioteca.html

Dia Europeu das Línguas – O multilinguismo foi o tema escolhido para uma exposição a assinalar o dia 26 de setembro, destacando-se os trabalhos dos alunos de PLNM.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/09/dia-europeu-das-linguas-2018.html

 

Cientificamente provável: palestras

- No dia 29 de outubro, o Professor Miguel Brito da FCUL apresentou uma palestra sobre " Energia solar nas cidades", para as turmas 10º1, 10º 2 e 10º3ª.

https://www.facebook.com/becre.esbf/posts/1941432562607734

- Sessão sobre astrofísica, dinamizada pelos investigadores Fernando Buitrago e Jéssica Lima, com as turmas 11º 1 e 11º 2 e alguns alunos do 10º 2.

https://www.facebook.com/becre.esbf/posts/2061307873953535

- Sessão sobre astrofísica, com alunos do 7º ano da EBP, dinamizada pelo investigador Rúben Gonçalves

https://www.facebook.com/becre.esbf/posts/2064168693667453

Halloween na bibliotecaUma exposição feita pelas professoras Alice Garcia, Elisabete Mileu e Mariana Fortes.

https://www.facebook.com/becre.esbf/posts/1945824958835161

S. Martinho – Exposição no exterior da Biblioteca 

https://www.facebook.com/becre.esbf/posts/1961354767282180

 

"Portugal foi à Guerra: Memórias da participação de Portugal na I Guerra Mundial" -Exposição e visionamento de filmes, no âmbito do centenário do armistício da Grande Guerra.

https://www.facebook.com/becre.esbf/posts/1964242383660085

Feira do Livro – Decorreu na última semana de novembro, tendo sido visitada por todas as turmas do 8º ano e por muitos outros alunos, professores e funcionárias.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/11/feira-do-livro.html

Conversa/debate sobre a Declaração dos Direitos Humanos, com os alunos das turmas 2 e 3 do 9º ano e a professora Amélia Lopes, no âmbito da disciplina de cidadania.

https://www.facebook.com/becre.esbf/posts/2006325166118473

Dia Internacional dos Direitos Humanos - Exposição

https://www.facebook.com/becre.esbf/posts/2003802219704101

A comunicação em braille e outras curiosidades - sessão dinamizada pela profª Amélia Lopes na BE da ESBF, no âmbito da disciplina de Cidadania, com as turmas 8º 3 e 8º 9.

https://www.facebook.com/becre.esbf/posts/2061559910594998

Exposição: 130 anos da publicação de “Os Maias”, com a opinião de Afonso Cabral, trineto de Eça de Queirós.

https://www.facebook.com/becre.esbf/posts/2006325166118473

Escrita criativa

Literatura definicional - O exercício proposto a várias turmas do 9º ano consistia em procurar, com a ajuda do dicionário, a definição de algumas expressões destacadas. O resultado foi um texto distinto e criativo.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/12/escrita-criativa-literatura-definicional.html

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/12/escrita-criativa-9-4.html

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/12/literatura-definicional-9-3.html

Colagens e montagens – Uma história construída com um conjunto de recortes de revistas, coladas numa folha A3, pelos alunos da turma 10 do 8º ano.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/12/colagens-e-montagens-escrita-criativa.html

Meuvérbio – Uma atividade desenvolvida por alunos das turmas do 8º ano, que consistia na recriação de provérbios populares. http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/10/meuverbio.html

Três Ás (“antes”; “agora”; “amanhã”) – Um exercício realizado pelos alunos da turma 2 do 8º ano.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/10/tres-as-projeto-de-escrita-criativa.html

Número puxa palavra - Uma atividade desenvolvida pela turma 1 do 8º ano.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/10/numero-puxa-palavra-escrita-criativa.html

Entrevista imaginária - Uma atividade desenvolvida pela turma 1 do 9º ano.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/11/entrevista-imaginaria.html

Construir frases poéticas – Um desafio à criatividade dos alunos da turma 4 do 8º ano

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/11/construir-frases-poeticas.html

Anagrama ou biografia inventada – O exercício de escrita criativa desenvolvido pela turma 5 do 8º ano.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/11/anagrama-ou-biografia-inventada.html

Concurso Nacional de Leitura – 1ª fase

A prova, a nível de escola: realizada no dia 18 de Dezembro pelos alunos do 3º ciclo e do secundário.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/12/concurso-nacional-de-leitura-1-fase.html

Entrega dos prémios, pelos professores de português, às alunas do Secundário vencedoras da 1ª fase do CNL: Abigail (12º 5) e Liliana (11º3-A)

O caminho dos livros - A rapariga que roubava livros foi o livro escolhido pelo Tomás da turma 1 do 11º ano para apresentar, de forma entusiástica e contagiante, aos seus colegas do 10º4.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2018/12/o-caminho-dos-livros.html

Leitura bate à porta – Partilha de leituras entre alunos de diferentes turmas do 8º ano:

8º 1 e 8º 2, na aula de DAC 1, os alunos do 8º 1 apresentaram um excerto da obra Vanessa vai à luta, para os colegas do 8º 2, e estes retribuíram com a leitura de dois poemas.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2019/01/a-leitura-bate-porta-i.html

8º 3 e 8º 9, na aula de DAC 1 – leitura de poemas http://lernaoecrime.blogspot.com/2019/01/leitura-bate-porta.html

8º 6 e 8º 4, nas aulas de português e DAC2 – Os alunos do 8º 6 fizeramuma leitura em grupo da obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, para os seus colegas, do 8º 4.

http://lernaoecrime.blogspot.com/2019/01/o-gato-malhado-e-andorinha-sinha.html

EBP

 Gosto da BE porque... – Respondendo ao desafio lançado no “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”, os alunos escreveram no placard da BE as suas opiniões sobre a importância da biblioteca.

Na pista dos livros mágicos - No âmbito do “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares” (outubro), os alunos participaram nas atividades lúdicas de exploração da organização do espaço da biblioteca e localização dos seus recursos seguindo pistas e decifrando enigmas.

Formação de utilizadores - Como nos anos anteriores, todas as turmas do 5º ano participaram na "Formação de utilizadores da Biblioteca" de forma a conhecerem o espaço, os serviços, os recursos e as atividades da BE.

Feira do livro (dezembro).

Literacia 3Di – entre os dias 20 e 30 de novembro, os alunos da EBP participaram no desafio nacional dirigido pela Porto Editora aos alunos dos 5º, 6º e 7º anos e realizaram provas de Ciências Naturais, Português e Matemática.

Outras formas de comunicar – no dia 19 de dezembro, os alunos das turmas 6ºB e 6ºF tiveram a oportunidade de conversar com a professora Amélia Lopes sobre outras formas de comunicar e ouviram, com muita atenção, a leitura de poemas em Braille.

Perguntas a um astrofísico – no dia 24 de janeiro, alunos das turmas 7ºA, 7ºB, 7ºC e 7ºE receberam com entusiasmo a visita do astrofísico Rúben Gonçalves, no âmbito do projeto “Cientificamente Provável”, para uma conversa sobre o universo.

Imagens do Universo e Sistema Solar – exposição com trabalhos elaborados pelos alunos das turmas 7ºB, 7ºG e 7ºH, no âmbito da disciplina de Físico-Química dos professores Armando Vivas e Fátima Costa.

Constelações e Planetas do Sistema Solar – exposição de maquetes elaboradas pelos alunos da equipa 7ºG/7ºH no âmbito da disciplina de Físico-Química e do projeto “Ler+ Espaço”.

Leituras em Braille – A professora Amélia Lopes visitou novamente a EBP e surpreendeu os alunos das turmas 6ºG, 6ºF e 6ºB com a leitura em Braille de um excerto da história  “A pequena sereia”, no âmbito do projeto “Ler+Mar”.

Canções de Natal - os alunos das turmas 6ºE e 6ºD, acompanhados pelos professores Nuno Ferreira, Ana Bela Filipe e Teresa Melo, cantaram canções de Natal em inglês no âmbito da atividade “Xmas...”.

Árvores de Natal Geométricas – exposição de trabalhos realizados pelos alunos das turmas 7ºG e 7ºH, com reciclagem de cartolinas e papel, no âmbito da disciplina de EV e DAC.

Árvore de Natal-LCV – exposição de  trabalhos em origami realizados pelos alunos do Laboratório de Ciência ao Vivo.

Tradições de Natal na Europa – exposição com trabalhos realizados pelos alunos das turmas 6ºC e 6ºJ no âmbito da disciplina de Português.

Concurso de logótipos – Projeto "ViraPágina” – (23 e 24 de janeiro) concurso para eleger o melhor trabalho elaborado pelos alunos da equipa 7ºA/7ºB/7ºC no âmbito dos DAC e EV.

Vencedores do 3º ciclo da Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura - Entrega dos prémios e diplomas aos alunos que irão representar o 3º ciclo do nosso agrupamento no dia 13 de fevereiro na Fase Municipal.

Vencedores dos concursos de leitura da BE – Entrega dos prémios e diplomas à turma e aos alunos vencedores dos concursos de leitura Turma”Leitor+”, Aluno “Leitor+” e “Leitor do Trimestre”.

Escrita Criativa – Nos meses de outubro e novembro, todas as turmas do 7º ano participaram nas sessões de Escrita Criativa dinamizadas pela biblioteca no âmbito da disciplina de Português.

1º Ciclo

blogger      video-icon      video-icon