Editorial
O ano letivo de 2019/ 2020 ficará marcado pelo extraordinário desafio de fazer face a uma epidemia que interrompeu o normal curso das atividades, impondo, no contexto educativo, formas de trabalhar inéditas, que constituíram autênticos desafios à capacidade de organização da Escola, incluindo também as bibliotecas.
Mesmo sem a visibilidade que as atividades realizadas ao vivo possibilita, como aqui está ilustrado, importa sublinhar que vamos continuar a trabalhar no sentido de apoiar o desenvolvimento curricular, favorecer o uso consciente das novas tecnologias e o desenvolvimento da literacia digital, pois esta é a forma que se nos afigura mais oportuna de intervir neste cenário de ensino à distância.
ESBF
Dia Europeu das Línguas (27 de Setembro)
Comemorar o DEL é sempre um pretexto para destacar a plasticidade das línguas, a par da sua utilidade, como instrumento de comunicação entre povos de culturas diversas.
Formações de utilizadores – À semelhança dos anos anteriores, foram realizadas sessões com todas as turmas do 8º ano, no sentido de fomentar a utilização autónoma da biblioteca, junto dos novos alunos da ESBF.
Descobrindo os filósofos – Autor do Mês
Uma parceria com a área disciplinar de filosofia que propõe o nome de um filósofo para cada um dos meses do ano letivo de 2019/20, levando os alunos à biblioteca para lerem a informação e observarem a imagem, no sentido de identificarem o nome do filósofo.
Escrita criativa – Um projeto desenvolvido com as turmas do 8º e 9º ano.
A turma 2 do 8º ano foi a primeira a realizar, este ano, uma atividade de escrita criativa: “Três As”, que consistia em escrever estrofes com três versos começados por "antes"; "agora" e "amanhã" .
O desafio colocado aos alunos do 8º 4 consistiu na elaboração de “frases poéticas”, com palavras previamente facultadas.
Em "Número puxa palavra”, a atividade desenvolvida pela turma 3 do 8º ano, cada uma das dez frases inicia-se, sequencialmente, por um número e o objetivo era escrever um pequeno texto, criativo e bem estruturado.
“Anagrama e biografia inventada” - O exercício proposto à turma 5 do 8º ano tinha duas etapas:
1ª - criar um anagrama com o nome de uma pessoa;
2ª - inventar uma pequena biografia para os nomes resultantes dos anagramas, fazendo uso de muita imaginação e algum rigor.
“Literatura definicional” - recriação de um texto, com recurso à substituição de algumas palavras por sinónimos que foram procurando no dicionário, uma atividade desenvolvida por alunos das turmas 3, 6 e 9 do 9º ano.
“Colagens e montagens” – esta atividade consiste na organização de um texto criativo, com recurso a letras, frases e imagens recortadas de revistas e jornais que os alunos das turmas 9 e 10 colavam numa folha A3.
Um livro à procura de um leitor
Os alunos da turma 7 do 9º ano sentaram-se à volta de uma mesa com alguns livros previamente escolhidos para serem apresentados por alguns deles, tendo em conta a informação fornecida pela capa e contra-capa, incluindo a sinopse.
Exposições:
Já foi há 30 anos... a queda do Muro de Berlim. Trabalhos de alunos do 9º ano e material selecionado pela BECRE.
Concurso de marcadores: “Vamos imaginar…”, no âmbito do MIBE (Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar).
Os melhores textos de : “Quem somos nós – uma carta para Marte”(500 anos da viagem de circumnavegação).
Prémios do Concurso de Leitura Expressiva: os marcadores foram entregues, com os certificados, aos alunos que obtiveram os primeiros lugares no CLE, no âmbito da Semana da Leitura (Março 2020)
Entrega de prémios e leitura dos textos premiados no Concurso “Quem somos nós – uma carta para Marte” .
“10 minutos a LER” – Uma iniciativa desenvolvida entre os meses de outubro e dezembro com as turmas do 8º ano, com o objectivo de promover a leitura recreativa e autónoma e a criação de rotinas de leitura, num espaço letivo, privilegiando DAC1 e Português.
A 1ª sessão: “À procura de um livro… na biblioteca da escola”, deu lugar a uma circulação regular dos sacos carregados de livros escolhidos pelos alunos.
Exposição evocativa do Dia de São Martinho
Sessão PORDATA: literacia estatística para alunos do secundário, no âmbito das disciplinas de Geografia e Matemática (25 de novembro 2019).
1ª fase do CNL - Concurso Nacional de Leitura. A prova de escola foi realizada no dia 17 de Dezembro de 2019, na biblioteca da ESBF, e permitiu apurar as alunas representantes do AEBF para a fase municipal.
Fase municipal do CNL: realizou-se no dia 4 de Fevereiro de 2020, na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas. Todas as alunas da ESBF que estiveram presentes (duas do 3º ciclo e duas do secundário), tiveram uma prestação muito boa, mas apenas a Liliana Antunes (12º 2-B) ficou apurada para a fase distrital.
Exposição - We Remember – o Holocausto
Apagar a memória do Holocausto é não só arriscar que o mesmo volte a acontecer, é “matar duas vezes”. Foi este o mote da palestra dinamizada pela professora Helena Henriques para alunos de 4 turmas do 9º ano.
Sessão de Formação: WEIWE(R)BE - literacia digital e literacia da informação e comunicação com a biblioteca escolar. Esta sessão foi dinamizada pelas professoras da Universidade Aberta, parceiras do projecto que integra as turmas 1º TAP e 1º TGEI, no âmbito da disciplina de Português.
"Miúdos a votos" - Nesta edição temos seguido a metodologia dos anos anteriores: primeiro, a campanha em sala de aula, a divulgação no espaço da escola, até ao comício de encerramento.
O Dia do Patrono do AEBF–Braamcamp Freire (1 de fevereiro) –Como habitualmente, tivemos uma exposição com alguma informação sobre Braamcamp Freire e o processo de escolha e atribuição do nome à Escola Secundária (ESBF) e, posteriormente, ao Agrupamento (AEBF).
Mês/Dia da Internet Segura - em fevereiro concentram-se as iniciativas relacionadas com a segurança na Internet, tendo em vista públicos de diferentes idades, mas particularmente os jovens, que são os utilizadores em potência. A BECRE organizou uma exposição e dinamizou sessões de trabalho, a partir dos recursos disponíveis no portal da Segura Net.
Cientificamente Provável – Um programa que visa fomentar a aproximação / articulação entre a investigação universitária e o ensino básico e secundário.
A sessão sobre temas da astrofísica , “Buracos negros e ondas gravitacionais”, dinamizada pelo investigador Francisco Lobo, no dia 4 de fevereiro, teve como plateia, atenta e interessada, os alunos das turmas 1, 2 e 3-A do 11º ano e ainda três alunos do 8º e 9º ano, particulares apreciadores desta temática.
No dia anterior, o mesmo investigador dera uma entrevista, via Skype, a um grupo de alunos do LCV, orientados pela professora Helena Spencer que escolheu o espaço da biblioteca para, deste modo, registar a articulação que tem marcado a evolução destas duas estruturas.
Sessão sobre literacia mediática – Realizada na biblioteca, no dia 4 de março, com as turmas 12º 2 B e 12º 3, no âmbito de Geografia.
Semana da Leitura (9 a 13 março): fazer da leitura uma festa é sempre o objetivo primordial deste tempo, preenchido com exposições, concursos e sessões de leitura e apresentação de livros, no âmbito de “miúdos a Votos”.
EBP
A Biblioteca Escolar (BE), como já é habitual, organizou no início do ano letivo sessões de “Formação de Utilizadores da BE” para todas as turmas do 5º ano, durante as quais os alunos ficaram a conhecer o espaço, os serviços que podem utilizar e as atividades nas quais podem participar.
Para complementar esta formação, os alunos participaram na atividade lúdica “Na Pista dos Livros Mágicos”: uma forma divertida de descobrir a organização da BE e a localização dos recursos existentes.
Concurso “Quem somos nós? Uma mensagem para Marte”
Concurso criado com o objetivo de operacionalizar uma das iniciativas do projeto Navegar com a Biblioteca Escolar e, simultaneamente, ir ao encontro do tema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares: "Vamos imaginar...".
Estas temáticas foram um bom pretexto para levar os alunos a refletir e registar as suas ideias sob a forma de uma mensagem escrita ou desenhada.
Os trabalhos selecionados pelos professores foram expostos na biblioteca bem como os trabalhos dos alunos vencedores.
Exposição - Halloween
No final do mês de outubro, esteve patente na Biblioteca uma exposição com chapéus de Halloween criados com muita imaginação pelos alunos das turmas do 5º ano (A,B,C,D,G,H e F), do 6º ano (A,B,C,E,H,I e J) e do 7º C, no âmbito da disciplina de Inglês.
Escrita Criativa
Ao longo do mês de novembro, todas as turmas do 7º ano participaram nas sessões de Escrita Criativa dinamizadas pela biblioteca, no âmbito da disciplina de Português.
Pordata Kids
No dia 28 de novembro, a Pordata Kids levou até aos alunos do 2º Ciclo a magia dos números e a Cidade Pordata em três sessões dinamizadas na Biblioteca. Durante a apresentação do site foi dinamizado um jogo interativo no qual os alunos participaram com o objetivo de descobrirem a importância dos dados para o dia a dia de uma vida em sociedade.
Exposição “Planetas do Sistema Solar”
Exposição de trabalhos elaboradas pelos alunos do 7º ano das turmas B, F, G e J, no âmbito da disciplina de Físico-Química.
Atividades de dezembro
Nos dias 18,19 e 20 de dezembro os alunos do Agrupamento participaram em diversas atividades.
Na biblioteca da EBP, os alunos visitaram as exposições "Quem somos nós? Uma Mensagem para Marte", "Planetas do Sistema Solar" e "Christmas" com trabalhos realizados pelas turmas dos 2º e 3º ciclos.
Os alunos puderam ainda assistir aos filmes "Perdido em Marte" (7º ano) e "O Principezinho" (2º ciclo).
Perguntas a um astrofísico (11 fevereiro)
No dia 11 de fevereiro, alunos representantes de todas as turmas do 7º ano participaram numa sessão com o astrofísico Rúben Gonçalves, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, no âmbito do projeto “Cientificamente Provável”.
Exposição - Valentaine’s day
Exposição com trabalhos elaborados pelos alunos das turmas 6ºA, 6ºE e 6ºI, no âmbito da disciplina de inglês.
Alerta Premika! Risco online detetado
No âmbito do mês da Internet Segura, decorreram na biblioteca cinco sessões com Cláudia Manata, uma das autoras dos livros "Alerta Premika! Risco Online Detetado".
Os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de conversar com a autora sobre cyberbullying, navegação inteligente/crítica, comunicação online e videojogos.
Concurso de Leitura Expressiva
No dia 10 de março, durante a Semana da Leitura, realizou-se o Concurso de Leitura Expressiva com a leitura de textos efetuada em português, francês e inglês pelos alunos dos 5º, 6º e 7º anos da EBP.
Miúdos a Votos – Campanha eleitoral
Os alunos do 5º D fizeram campanha eleitoral pelos seus livros preferidos, no âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos”.
1º Ciclo
As bibliotecas escolares das escolas do JI e 1.º ciclo do nosso Agrupamento partilharam histórias, leituras, ideias, procurando formar para as várias literacias e aprendizagens, aliando informação, imaginação e conhecimento.
LIVROS MÁGICOS
No âmbito das Comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) foram realizados vários livros digitais, por escola do 1.º ciclo/JI, sob o denominador comum do Livro Mágico.
Sugeriu-se aos alunos a criação de histórias e/ou ilustrações, no âmbito de uma história especial, de sonho...
Os livros estão também disponíveis no blogue www.magiadofazdeconta.blogspot.com
e na página AEBF.
Projeto HALLOWEEN
Em novembro, a BE promoveu um projeto interdisciplinar de metodologias ativas, no âmbito do Referencial, com JI e 1.º ciclo das escolas Vale Grande e Gil Eanes.
Assim, a partir da história "Carlota Barbosa, a bruxa medrosa”, em contexto Halloween, foram dinamizadas um conjunto de atividades de aprendizagens plurais e interturmas.
No dia 17 de dezembro, os alunos do 4ºano do Vale Grande assistiram a uma sessão Pordata Kids com a Constança Costa, onde tiveram oportunidade de explorar os números e descobrir quem somos e como vivemos no nosso país, nos diferentes concelhos e comparar com os outros países da União Europeia.
No dia 22 de novembro, o autor Pedro Seromenho visitou a EB Vale Grande e trouxe muitas histórias consigo, animação e fantásticas ilustrações tendo feito um painel durante a sua atuação que ofereceu à biblioteca.
No dia 20 de dezembro, o músico Gerson Santos foi animar a manhã de toda a escola do Vale Grande com a obra O Poeta Super-Herói e as peripécias do Aristides e da Rosa, lutando pela causa dos meninos escravizados no continente africano, de João Pedro Condesso.
Ao longo do mês de fevereiro, a Cláudia Manata, co-autora das aventuras "Alerta Premika, risco online detetado", veio ao AEBF apresentar às turmas do 4.ºano "Um Jogo Online Arriscado! E agora, Tiago?"
Conversou com os alunos sobre os seus hábitos online e trouxe um jogo, num tapete gigante, motivando as equipas para as boas práticas na internet.
Também em fevereiro, a professora Amélia Lopes voltou a partilhar o Braille: Outra Forma de Comunicar com os alunos do 4º ano das escolas EB Mello Falcão, EB Casal da Serra, EB Dr. Mário Madeira e EB Quinta da Paiã.
Falou-nos de Louis Braille, da escrita e das ferramentas tradicionais e atuais nesta forma de comunicar. Mencionou vários aspetos do seu quotidiano e principalmente a melhor forma de ajudar uma pessoa cega, no âmbito da formação para a cidadania.
Fevereiro é mês de festa para as Bibliotecas Escolares.
No dia 7, a BE da Quinta da Condessa festejou o 11º aniversário e dinamizou a Festa dos Livros
e da Leitura com Feira do Livro, bolo de aniversário e a visita da autora Manuela Castro Neves e o livro "Uma girafa reticulada, uma zebra bem riscada e uma grande caminhada".
No dia 27, a BE do Casal da Serra, completou 10 anos, com a presença da autora Cláudia Manata e a professora bibliotecária dinamizou uma apresentação a partir de uma mala cheia de histórias e sonhos.
Entretanto prosseguiu a Campanha Eleitoral do Concurso «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» nas escolas EB Casal da Serra, EB Mello Falcão e EB Vale Grande, com a explicação do ato eleitoral; painéis e animação de excertos das obras a concurso; cartazes, vídeos e comícios.
A Semana da Leitura 2020, de 10 a 16 de março, contou com as atividades a decorrer e sessões de leitura nas várias bibliotecas do nosso agrupamento.