O Dia Mundial do Ambiente foi comemorado no dia 5 de junho e no dia 8 comemorou-se o Dia Mundial dos Oceanos. 

Na semana de 6 a 9 de junho e aproveitando o jardim da escola,  realizaram-se algumas aulas no exterior, com a possibilidade de abordar conteúdos disciplinares e alertar para a necessidade de proteger o ambiente e os oceanos. 

A professora de Educação Física, Fátima Amaro, organizou uma exposição no âmbito do tema “0s oceanos”, no átrio da escola. 

ver mais...

Comemorou-se na Escola Básica da Pontinha o Dia Mundial da Água durante a semana de 21 a 25 de março. 

Foram visualizados vários vídeos, alusivos ao tema e posteriormente realizados vários trabalhos referentes à poupança e conservação da água.   

A exposição dos trabalhos decorreu na semana seguinte em vários locais da Escola. Participaram na atividade todas as turmas de 5º Ano (professores de CN) e as turmas D, E e F do 7º Ano da professora de Português, Paula Lourenço.

Foram ainda realizados trabalhos interativos pelos alunos da turma 7º J, com a professora Sandra Costa.  

 

https://puzzel.org/pt/wordseeker/play?p=-MylcdyW19dkAs6zWNP1 (Desejado Morais) 

 

https://puzzel.org/pt/wordseeker/play?p=-Mylf3S6QmW228moB2Ng (Pablo Miranda) 

ver mais...

A professora de Físico-Química, Delmar Varela, no âmbito de um dos projetos do Eco-Escolas, Resíduos- Energia do futuro, demonstrou aos alunos das turmas 7º I /7º J que a partir do lixo pode-se obter produto de luxo. Foi produzido sabão usando óleo vegetal usado e com caixas de ovos usadas elaboraram papel reciclado. Com estas actividades, os alunos compreenderam que o resíduo pode ser uma excelente matéria prima, aprofundaram a noção de reciclagem e de aproveitamento - poupança energética. 

ver mais...

Nesta atividade, no âmbito da disciplina de Geografia supervisionado pela professora Sandra Costa, os alunos elaboraram um esboço de um ecossistema de terra agrícola para a pintura de um muro dentro do recinto escolar. Esta atividade teve por objetivo sensibilizar o público escolar para a importância da produção nacional sustentável.  

Agradecemos também o contributo e disponibilidade da Professora Suzana Loureiro na concretização da atividade e da Câmara Municipal de Odivelas na oferta das tintas usadas na pintura do muro. 

ver mais...

 

A comemoração do Dia Eco-Escolas realizou-se no dia 14 de junho de 2022.  

Neste contexto as atividades desenvolvidas basearam-se nos temas: Espaços exteriores/Biodiversidade e a Alimentação saudável.   

Foi solicitado aos alunos para explorarem o recinto escolar, procurando recolher diferentes tipos de fauna existente na escola. As espécies eram recolhidas e colocadas em caixas, para posteriormente serem devolvidas ao seu habitat. Após a recolha, os alunos observaram as espécies através de lupas de mão e binoculares. Mais tarde, as espécies recolhidas foram identificadas com base nas suas características.  

Por fim, os alunos usufruíram de um lanche partilhado e saudável. Os Encarregados de Educação colaboraram na realização do lanche com produtos saudáveis. 

ver mais...

O póster com diversos desenhos produzidos pelos alunos das turmas do 6ºH / I , foi dinamizado na disciplina de Educação Visual, com o acompanhamento da prof. Teresa Pires e sob a temática Biodiversidade. Os conteúdos aplicados foram a teoria da cor, mais especificamente as cores frias e quentes, cores complementares e gradação de cor com preto e branco.  

Os alunos pesquisaram e desenharam à vista um animal ou uma planta à sua escolha e pintaram os seus trabalhos com guache.   

As frases elaboradas por alunos de várias turmas do 5º e 6º Anos contribuíram para reforçar a importância das boas práticas no âmbito da proteção do planeta. Em seguida, foram disponibilizadas no Teams através de um formulário e votadas pelos Delegados Ambientais.  

As frases mais votadas foram incluídas no póster. 

ver mais...

No dia 23 de março, os Delegados Ambientais e os Guardiões do Jardim participaram na comemoração do Dia Mundial da Árvore. A atividade consistiu na plantação de duas árvores de fruto (macieira e pessegueiro) na horta da Escola, oferecidas pela Junta de Freguesia. 

Estiveram presentes da dinamização da atividade o Sr. Presidente da União das Freguesias de Pontinha e Famões, Dr. Jorge Nunes, a Técnica de Gestão Ambiental e espaços VerdesDra. Sandra Campos e dois jardineiros também pertencentes à Junta de Freguesia. 

Foram entregues aos presentes um folheto informativo contendo os objetivos da Comemoração do "Dia Mundial da Árvore" e da importância das árvores na arborização urbana.

ver mais...

A atividade foi realizada pela Equipa Pedagógica 7.º I/ J e dinamizada pelas docentes Delmar Varela e Olívia Alves no âmbito das disciplinas de Físico-Química e Português.  

A professora de Físico-Química disponibilizou restos de papel, que foram obtidos de modo sustentável, tecido que foi transformado em papel.  Os alunos aderiram muito bem à atividade dando origem à criação de um cartaz, com elementos da natureza. Também efetuaram, na disciplina de Português, pesquisas na internet sobre o conceito da SUSTENTABILIDADE. Aquando da realização da atividade, deram asas à imaginação, através da técnica de collage. Os alunos ainda resolveram enriquecer o cartaz com folhas, recolhidas no jardim. 

ver mais...

 

O projeto foi dinamizado nas turmas do 7 º H e G, pelas professoras Sandra Costa ( Geografia) e Alice Sousa ( Francês).
Na disciplina de Geografia, após a aprendizagem dos biomas a nível mundial, nacional e da análise da caracterização biofísica do concelho de Odivelas, apresentada no Plano Diretor Municipal (PDM), a turma foi divida em grupos diversos para retratar a flora e fauna existente na freguesia, onde se situa a unidade orgânica, e respetivo recinto escolar. As e os discentes tiraram fotografias às ovelhas, às árvores e plantas existentes. Foi utilizada a app iNaturalist para identificação das espécies, assim como, o site da ABAE e o pdf do catálogo oficial das raças autóctones portuguesas.
As e os discentes escolheram retratar uma ovelha (Merina da Beira Baixa) e um pinheiro-manso (Pinus pinea L.) . Os materiais utilizados englobaram peças de vestuário usadas como t-shirts, casacos, cortinas, panos de cozinha e de limpeza; lã; algodão; cartões de papelão; guaches; pincéis; copos; água; lápis de carvão; lápis de cor; canetas de feltro; tesouras; cola; fita-cola; borracha; régua e esponjas.  
Na disciplina de Francês, os grupos aprenderam o vocabulário dos nomes das peças de vestuário, dos materiais utilizados e das espécies selecionadas para o trabalho.

ver mais...

A pintura da sarjeta resultou de um projeto da Equipa Educativa (5º D, E e F), seguindo a metodologia do Plano das Artes do Agrupamento.

Os alunos começaram por fazer a leitura orientada em sala de aula da obra " A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen, na disciplina de Português. As restantes disciplinas estiveram também envolvidas com trabalhos e atividades relacionadas com os temas - a água, os rios e os oceanos. Todo o trabalho desenvolvido permitiu consciencializar os alunos para a importância da água como recurso escasso essencial à vida e para a necessidade de adotar boas práticas para não a desperdiçar.

Os alunos das 3 turmas elaboraram vários desenhos nas aulas de Apoio ao Estudo, criando o fundo do mar e as personagens da referida obra. Posteriormente, os trabalhos foram sujeitos a uma seleção por parte de um Júri de professores da Biblioteca Escolar da Escola Básica da Pontinha. Selecionados os desenhos com as personagens, foi elaborada a compilação das mesmas, surgindo assim a imagem proposta a concurso. Participaram na pintura da sarjeta alunos das três turmas.

Agradecemos o contributo e disponibilidade da Professora Manuela Árias na concretização da atividade e da Câmara Municipal de Odivelas na oferta das tintas.

ver mais...

A Escola Básica da Pontinha participou ao longo do ano letivo no concurso "Separa e Ganha", no âmbito do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Odivelas.

Alunos e comunidade educativa foram desafiados a recolher o maior número de resíduos: papel e cartão (ecoponto azul) e embalagens (ecoponto amarelo) e colocá-los no respetivo ecoponto.

O concurso a decorrer nas escolas de Odivelas tem o objetivo de aumentar as quantidades de resíduos separados e sensibilizar a comunidade educativa para a correta utilização dos ecopontos. As escolas que mais resíduos separarem ganharão prémios monetários.

ver mais...

Os alunos do 5º D participaram na atividade “ A culpa não é dos morcegos”, dinamizada pela autora da obra com o mesmo nome, Dra. Assunção Duarte.

A atividade decorreu em articulação entre a Biblioteca Escolar e as disciplinas de Português e Ciências Naturais, no âmbito do programa Eco-Escolas e do PNL. O interesse do tema, a interatividade nas tarefas propostas e a criação de frases no final foi do agrado de todos os participantes.

Esta iniciativa teve como objetivos, educar para a importância da preservação da biodiversidade e respeito pela vida selvagem e desenvolver as competências da leitura.

ver mais...

No dia 9 de maio, os Delegados Ambientais participaram na atividade “Constrói o teu traga pilhas”, utilizando materiais de desperdícios e outros materiais decorativos.

A atividade foi, mais uma vez, dinamizada pela professora Suzana Loureiro. Teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância de recolher pilhas, (in)formar acerca do correto encaminhamento deste resíduo e promover a reutilização de materiais usando a criatividade e originalidade.

O objetivo foi atingido.

ver mais...

No dia 27 de abril, os Delegados Ambientais participaram no workshop com rolhas de cortiça, dinamizado pela professora Suzana Loureiro.

O workshop teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância de Recolher, Reciclar e Reutilizar rolhas de cortiça.

Após a sensibilização dos alunos para a importância das árvores e da matéria prima que nos oferecem, construíram objetos utilizando rolhas de cortiça, recolhidas ao longo do ano letivo na Escola Básica da Pontinha.

Os alunos fizeram uma avaliação positiva da atividade, demonstrando empenho e prazer na execução dos trabalhos.

ver mais...

A horta biológica da Escola Básica da Pontinha é dinamizada pela professora de Hortofloricultura e pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) em articulação/coadjuvação com as professoras do CAA.
Os alunos são chamados a participar nas sementeiras, plantações, regas e colheita de produtos da horta biológica. Também aprendem a preparar e cozinhar alguns desses produtos, nomeadamente ervilhas e favas.
São lecionados vários conteúdos curriculares e os alunos são sensibilizados para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.

ver mais...

No dia 26 de janeiro ( Dia Mundial da Educação Ambiental), foi hasteada a Bandeira Verde Eco-Escolas 2020-2021. A atividade teve como objetivo o reconhecimento do trabalho realizado por toda a Comunidade Educativa em prol do ambiente, no âmbito do Programa Eco-Escolas.  

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Jorge Nunes, do Diretor do Agrupamento (em regime de substituição), Rui Roda, da assessora da Direção, Carla Monteiro, da Coordenadora da Escola Básica da Pontinha, Raquel Tavares, de dois Representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Cláudia Costa e Célia Pinto, da Assistente Operacional, Lucília Alves, do CAF da Escola, alunos e professores. 

ver mais...

No dia 12 de janeiro, os Delegados Ambientais e os Guardiões do Jardim participaram em duas Ações de Sensibilização:  “ A política dos 5R’s” e   “Concurso - Separa e Ganha” 

As ações tiveram como objetivo sensibilizar os alunos para a necessidade e importância da gestão dos resíduos produzidos, incentivando para a contentorização correta. Foram dinamizadas por Pedro Martins da Câmara Municipal de Odivelas, no âmbito do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental. 

ver mais...

No dia 15 de fevereiro, os Delegados Ambientais participaram na análise dos questionários referentes à Auditoria Ambiental realizada na escola.

ver mais...

  • Trabalhos realizados pelos alunos do 6º A/B e C com a professora Rita Lança e 6º G e H com a professora Teresa Medeiros no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.
  • Os trabalhos referem-se ao cálculo da quantidade de açúcar presente em vários produtos alimentares e elaboração de receitas saudáveis.

ver mais...

A escola continua com a sua participação no projeto " As tampinhas da Carol".  

A recolha é referente a tampas de plástico com o objetivo de ajudar nos tratamentos médicos da Carolina.

Agradecemos a colaboração de todos e da Associação de Pais.

ver mais...

Nas turmas 6º I e J, celebrou-se, na disciplina de Ciências Naturais, o dia da Biodiversidade, com algumas aulas no exterior, como sugerido pelo Eco-Escolas, observando a flora presente e recolhendo alguns resíduos encontrados nos locais.
Foram recolhidos alguns elementos da flora, que foram identificados e colocados a secar num herbário de madeira. O culminar das comemorações da diversidade foram as atividades de montagem e colagem do herbário! Os alunos divertiram-se muito, aprenderam ainda mais e adorámos o resultado final!

ver mais...

Os resíduos e, em particular o plástico tem vindo a ser identificado como um dos problemas dos nossos tempos. Este lixo quando chega até aos oceanos transforma-se em lixo marinho.
Nesta missão os alunos do 6º G e 6ºH fizeram desenhos representativos da missão e escreveram frases alusivas ao tema.
Participaram as disciplinas de Cidadania (6ºH), Educação Visual( 6ºG) e Português (6º G e 6ºH).

ver mais...

O Eco-Código é um conjunto de frases, ideias, compromissos elaborados pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola.
O póster foi realizado tendo por base um desenho de uma aluna de 5º Ano, representando a natureza, a diversidade e a sua beleza inspiradora. As frases, foram elaboradas por alunos do 6º e 7ºAnos.
As frases foram colocadas num formulário no Teams e votadas pelos Delegados Ambientais. As frases mais votadas constituem o Eco-Código 2021.
Está a decorrer até 15 de julho a votação online, no Facebook, para o “Prémio Comunidade Virtual” do concurso nacional “Póster Eco-Código”.

ver mais...

Os alunos do 5º ano, turmas G,H e I, a partir do estudo dos animais na disciplina de Ciências Naturais pesquisaram os animais que habitam as hortas e realizaram um BI de dois animais à sua escolha, um benéfico e um prejudicial. Simultaneamente nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica pesquisaram imagens desses animais e trabalharam a ampliação pela quadrícula, as texturas, as gradações de cinzentos e a comunicação visual, criando um “livro sem fim”. Na disciplina de Português corrigiram-se e organizaram-se os textos de pesquisa.
EBOOK

Os alunos do 6º ano, turmas A,B,C, D, E e F realizaram trabalho de pesquisa nas aulas de Cidadania/TIC; criaram apresentações multimédia com uma breve explicação, para cada espécie, das vantagens/ implicações de cada espécie na horta e formas de os atrair/combater; Inseriram nas apresentações multimédia fotografias de animais da horta, tiradas na horta da escola e realizaram ilustrações, em folhas de tamanho A4, dos animais da horta, que foram posteriormente digitalizadas e inseridas nas apresentações multimédia.

ver mais...

Os trabalhos para o concurso " Onde está o Ecolápis?" foram desenvolvidos por alunos do 5ºano das turmas A, G, H e I e 6ºG, Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica com a orientação das respetivas professoras.

ver mais...

Este projeto tem como objetivo dar a conhecer a ação pela proteção da biodiversidade que nos rodeia no dia-a-dia, dando particular enfoque à diversidade de aves. O desafio é atrair espécies de aves através da elaboração de comedouros.
Os comedouros foram construídos pelos alunos e docentes do Centro de Apoio à Aprendizagem.

ver mais...

Depósitos para recolha de tampas de plástico e pilhas, construídos pelos alunos do 6ºF na disciplina de Educação Tecnológica
Foram utilizados vários materiais de desperdício. 
Os depósitos foram colocados em vários locais da escola para incentivar a reciclagem .

ver mais...

Depósitos construídos pelos docentes e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem utilizando materiais de desperdícios.  

ver mais...

A horta pedagógica da Escola Básica da Pontinha foi criada a partir da implementação do projeto de Hortofloricultura lecionado pelo professor Vítor Alves com o apoio das professoras e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).
A nossa «Biolinda» tornou-se um lugar privilegiado, muito dinâmico e de todos, pois várias turmas e professores têm vindo a dinamizar atividades na horta, a partir do programa ECO-ESCOLAS.
A horta pedagógica visa criar, na escola, uma área produtiva pela qual todos se sintam responsáveis, participando nas sementeiras, plantações, regas e recolha de alimentos da horta. Deste modo estimula-se os alunos para construírem o seu próprio conhecimento em contexto real.
No âmbito do programa “Compostar, outra forma de Reciclar” promovido pelo município de Odivelas em parceria com a Valorsul, foi adquirido um compostor, que será muito útil para a nossa horta.

ver mais...

Trabalhos realizados pelos alunos durante o Ensino a Distância, utilizando materiais de desperdícios.

ver mais...

Alguns trabalhos realizados no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

ver mais...

Trabalhos realizados pelos alunos e professores do Centro de Apoio à Aprendizagem referentes ao Natal.

Estes trabalhos foram realizados com materiais de desperdício ( cápsulas, tecidos, madeiras,...)

ver mais...

 

Fotos referentes à construção do ecoponto amarelo - Projeto " Constrói o teu ecoponto amarelo e recicla".

Trabalho realizado pelos alunos e professores do Centro de Apoio à Aprendizagem.

ver mais...