Nas turmas 6º I e J, celebrou-se, na disciplina de Ciências Naturais, o dia da Biodiversidade, com algumas aulas no exterior, como sugerido pelo Eco-Escolas, observando a flora presente e recolhendo alguns resíduos encontrados nos locais.
Foram recolhidos alguns elementos da flora, que foram identificados e colocados a secar num herbário de madeira. O culminar das comemorações da diversidade foram as atividades de montagem e colagem do herbário! Os alunos divertiram-se muito, aprenderam ainda mais e adorámos o resultado final!

ver mais...

Os resíduos e, em particular o plástico tem vindo a ser identificado como um dos problemas dos nossos tempos. Este lixo quando chega até aos oceanos transforma-se em lixo marinho.
Nesta missão os alunos do 6º G e 6ºH fizeram desenhos representativos da missão e escreveram frases alusivas ao tema.
Participaram as disciplinas de Cidadania (6ºH), Educação Visual( 6ºG) e Português (6º G e 6ºH).

ver mais...

O Eco-Código é um conjunto de frases, ideias, compromissos elaborados pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola.
O póster foi realizado tendo por base um desenho de uma aluna de 5º Ano, representando a natureza, a diversidade e a sua beleza inspiradora. As frases, foram elaboradas por alunos do 6º e 7ºAnos.
As frases foram colocadas num formulário no Teams e votadas pelos Delegados Ambientais. As frases mais votadas constituem o Eco-Código 2021.
Está a decorrer até 15 de julho a votação online, no Facebook, para o “Prémio Comunidade Virtual” do concurso nacional “Póster Eco-Código”.

ver mais...

Os alunos do 5º ano, turmas G,H e I, a partir do estudo dos animais na disciplina de Ciências Naturais pesquisaram os animais que habitam as hortas e realizaram um BI de dois animais à sua escolha, um benéfico e um prejudicial. Simultaneamente nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica pesquisaram imagens desses animais e trabalharam a ampliação pela quadrícula, as texturas, as gradações de cinzentos e a comunicação visual, criando um “livro sem fim”. Na disciplina de Português corrigiram-se e organizaram-se os textos de pesquisa.
EBOOK

Os alunos do 6º ano, turmas A,B,C, D, E e F realizaram trabalho de pesquisa nas aulas de Cidadania/TIC; criaram apresentações multimédia com uma breve explicação, para cada espécie, das vantagens/ implicações de cada espécie na horta e formas de os atrair/combater; Inseriram nas apresentações multimédia fotografias de animais da horta, tiradas na horta da escola e realizaram ilustrações, em folhas de tamanho A4, dos animais da horta, que foram posteriormente digitalizadas e inseridas nas apresentações multimédia.

ver mais...

Os trabalhos para o concurso " Onde está o Ecolápis?" foram desenvolvidos por alunos do 5ºano das turmas A, G, H e I e 6ºG, Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica com a orientação das respetivas professoras.

ver mais...

Este projeto tem como objetivo dar a conhecer a ação pela proteção da biodiversidade que nos rodeia no dia-a-dia, dando particular enfoque à diversidade de aves. O desafio é atrair espécies de aves através da elaboração de comedouros.
Os comedouros foram construídos pelos alunos e docentes do Centro de Apoio à Aprendizagem.

ver mais...

Depósitos para recolha de tampas de plástico e pilhas, construídos pelos alunos do 6ºF na disciplina de Educação Tecnológica
Foram utilizados vários materiais de desperdício. 
Os depósitos foram colocados em vários locais da escola para incentivar a reciclagem .

ver mais...

Depósitos construídos pelos docentes e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem utilizando materiais de desperdícios.  

ver mais...

A horta pedagógica da Escola Básica da Pontinha foi criada a partir da implementação do projeto de Hortofloricultura lecionado pelo professor Vítor Alves com o apoio das professoras e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).
A nossa «Biolinda» tornou-se um lugar privilegiado, muito dinâmico e de todos, pois várias turmas e professores têm vindo a dinamizar atividades na horta, a partir do programa ECO-ESCOLAS.
A horta pedagógica visa criar, na escola, uma área produtiva pela qual todos se sintam responsáveis, participando nas sementeiras, plantações, regas e recolha de alimentos da horta. Deste modo estimula-se os alunos para construírem o seu próprio conhecimento em contexto real.
No âmbito do programa “Compostar, outra forma de Reciclar” promovido pelo município de Odivelas em parceria com a Valorsul, foi adquirido um compostor, que será muito útil para a nossa horta.

ver mais...

Trabalhos realizados pelos alunos durante o Ensino a Distância, utilizando materiais de desperdícios.

ver mais...

Alguns trabalhos realizados no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

ver mais...

Trabalhos realizados pelos alunos e professores do Centro de Apoio à Aprendizagem referentes ao Natal.

Estes trabalhos foram realizados com materiais de desperdício ( cápsulas, tecidos, madeiras,...)

ver mais...

A escola participa num projeto de recolha de tampas de plástico " As tampinhas da Carol".

Já foram oferecidas uma grande quantidade de tampinhas. A recolha continua.

ver mais...

Fotos referentes à construção do ecoponto amarelo - Projeto " Constrói o teu ecoponto amarelo e recicla".

Trabalho realizado pelos alunos e professores do Centro de Apoio à Aprendizagem.

ver mais...